Geral Ciência

Mulher com Covid-19 recebe primeiro transplante de pulmão de doadores vivos

Marido e filho doaram parte dos órgãos para a paciente, que teve dificuldades respiratórias após a doença

09/04/2021 13h44
Por: Diogo Costa Fonte: G1
Reprodução / Universidade de Quioto
Reprodução / Universidade de Quioto

Uma mulher recebeu o primeiro transplante de tecido pulmonar de doadores vivos no mundo em cirurgia realizada no Japão na quarta-feira (7). A paciente, que estava com grave lesão pulmonar em decorrência da Covid-19, recebeu parte dos pulmões do marido e do filho.

O procedimento durou quase 11 horas e foi bem-sucedido, conforme os médicos. O marido da paciente transplantada doou parte do pulmão esquerdo; o filho, parte do direito. O estado de saúde dos três é estável, conforme o Hospital Universitário de Quioto.

A instituição ressalta que dezenas de transplantes de partes de pulmões retirados de doadores com morte cerebral foram feitos na China, nos Estados Unidos e na Europa. Esses procedimentos, contudo, ainda são raros no Japão.

"Demonstramos que agora temos a opção", destacou o médico Hiroshi Date, cirurgião torácico do hospital que liderou a operação. "É um tratamento que dá esperança para os pacientes".

DANOS NO PULMÃO

A mulher transplantada contraiu Covid-19 no fim de 2020. A partir de então, desenvolveu dificuldades respiratórias que pioraram rapidamente.

Em razão disso, ela foi colocada em uma máquina de suporte de vida em um hospital por mais de três meses. O aparelho funciona como um pulmão artificial e foi usado devido à gravidade dos danos.

Mesmo após se livrar do novo coronavírus, os órgãos respiratórios da paciente deixaram de ser funcionais ou tratáveis. A opção para que ela continuasse vivendo era receber o transplante, conforme a universidade.

Assim, marido e filho se ofereceram para a doação dos pulmões. A cirurgia transcorreu no Hospital Universitário de Quioto por uma equipe composta de 30 pessoas.

Amarante - PI
Atualizado às 04h39 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

23° Sensação
9.4 km/h Vento
68% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol e Chuva
Quarta (12/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias