Domingo, 17 de Janeiro de 2021
(86) 99434-0228
Saúde Investigação

Corpos de idosos são trocados em hospital no Piauí; um tinha Covid-19

Um filho de Pedro Jorge Marciano disse que por volta das 17h foi informado sobre o óbito de seu pai, e então procurou a funerária para a remoção do corpo.

23/12/2020 13h26
Por: Redação Portal C7 Fonte: Cidades na Net
Reprodução
Reprodução

Duas famílias tiveram corpos de familiares trocados nesta terça-feira (22/12), no Hospital Regional Justino Luz, em Picos/PI. O corpo do idoso Pedro Jorge Marciano, de 83 anos, que morreu por Covid-19, foi enterrado em Simões/PI, pela família de Amadeus Francisco de Carvalho, de 98 anos.

Um filho de Pedro Jorge Marciano disse que por volta das 17h foi informado sobre o óbito de seu pai, e então procurou a funerária para a remoção do corpo.

"O médico me atendeu e me explicou que o quadro do meu pai tinha agravado, que ele tinha tido duas paradas cardíacas e na segunda ele não tinha resistido. Então, eles me deram a certidão de óbito e eu perguntei como deveria agir, me indicaram que eu procurasse a funerária que eles iam me falar tudo para fazer a remoção do corpo”, comentou.

Ao perceber que não havia identificação, a equipe da funerária teve dúvidas se era realmente o corpo de Pedro Jorge Marciano, e ao abrir, constatou que não era.

“Combinamos de nos encontrar às 11h00, em frente ao necrotério, para a remoção. Ao chegar, eles foram até a portaria com a certidão de óbito do meu pai, mostraram para o porteiro, que fez o catálogo, e então liberaram a entrada deles. Eles entraram, fizeram a remoção da urna, abriram, fizeram a higienização e pediram que trouxesse o corpo, quando trouxeram o corpo, ele constatou que no corpo não havia nenhuma identificação que seria meu pai. Então ele ficou na dúvida e pediu para abrir um pouco para poder ver o rosto, ao abrir ele constatou que não era meu pai. Então começou a luta e a procura de onde estaria o corpo do meu pai”, assegurou Arinaldo Marciano Veloso. 

Ainda segundo ele, o hospital não tinha informação de onde estava o corpo do seu pai, pois o corpo foi localizado em Simões através da empresa que havia feito o translado.

Arinaldo relata sobre a chegada do corpo do seu pai. “Ao chegar por volta de 06h00, pedimos que o pessoal da funerária abrisse, mesmo que de longe, para gente poder identificar que realmente era meu pai, então constatamos e pudemos finalmente fazer o enterro para meu pai, porque vocês sabem que não podemos fazer velório por ser Covid”, finalizou.

De acordo com a filha de Amadeu Francisco de Carvalho, Maria Madalena de Carvalho, a família só foi informada sobre a troca por volta das 02h00, quando o corpo de Pedro Jorge Marciano já havia sido enterrado.

“A gente foi para o cemitério, mais ou menos umas 11 horas da noite, porque vem direto para o cemitério, porque foi constatado que foi por Covid a morte dele, também por sepse que é infecção generalizada, e problema nos pulmões. A gente fez o sepultamento, tinha umas pessoas lá e depois voltaram suas casas. Quando foi por volta de 02h00, que o pessoal já estavam em suas casas, a gente recebeu uma ligação do pessoal que trabalha na funerária, dizendo que haviam recebido uma ligação do Hospital Regional, dizendo que o corpo de Amadeu Francisco de Carvalho tinha sido trocado e veio foi de outro, porque teve outros óbitos”, pontuou.

A filha de Amadeu Francisco de Carvalho fala que além de ser uma situação difícil para a família, ainda acontece algo desse tipo. “É muito duro para gente passar por uma situação dessa, é falta de humanidade, que além da gente já vir sofrendo, acontece isso aí”, comentou.

Maria Madalena de Carvalho ainda comenta sobre a falta de respeito com as famílias.

O Hospital Regional Justino Luz informou à reportagem que está apurando os fatos e irá se pronunciar até o final do dia.

Sobre o município
Notícias de Picos - PI
Amarante - PI
Atualizado às 10h12 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

32° Sensação
6.4 km/h Vento
54.6% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias