Sábado, 31 de Outubro de 2020 07:49
(86) 99570-7210
Especiais Feliz Aniversário

Piauiense Edite Santana celebra 101 anos com vitalidade e energia em Floriano

Edite Santana enfrenta esse momento de pandemia com muita saúde e alegria. Não se registra na família Santana, nenhuma internação de Edite, apenas quando foi ter seus filhos

10/10/2020 10h25 Atualizada há 3 semanas
Por: Diogo Costa Fonte: Meio Norte
Edite Santana completa 101 anos
Edite Santana completa 101 anos

A piauiense Edite Santana, completa 101 anos neste sábado (10) com muita energia e vitalidade. nasceu em Uruçui- Piauí em 10.10.1919. Filha de trabalhadora doméstica , sua mãe com ajuda de uma prima que tinha como fonte de renda a venda de cuscuz e bolo frito, criaram Edite e mais dois irmãos , Raimundo e Ribamar. 

Aprendeu a lê muito cedo com os filhos dos patrões da sua mãe. Teve uma infância com muitas dificuldades,mas sempre muita atenta as oportunidades que a vida lhe colocava. Aos 15 anos, por influência de sua amiga e irmã de vida chama Preta, foi morar em Floriano para trabalhar em casa de família deixando para trás os seus dois irmãos e sua mãe.

Trabalhou, estudou e casou- se no início dos anos 50. Logo após seu casamento sua mãe veio para cidade também morar com ela. Dona Edite por um longo tempo trabalhou na casa da criança, antiga legião da boa vontade já era anos 60.

Casada e mãe de cinco filhos que são Professora Eliane Santana, Emídio Nonato , comunicador, radialista e contador, Ediane Gorete assistente social, Edmilsa Santana professora Doutora e atual diretora da UFPI- Campus Floriano. Além de seu filhos criou ainda uma gama de filhos porticos e agregados e até hoje a chamam de mamãe Edite, são eles Iufran, Tatiana, Nitinha, Maria de Jesus Santana, Suely e Deliane.

Avó de 11 netos , entre eles Lilian, Léo, Liana, Lailson, Monica, Emília, Milena, Renata, Maninho, Nina e Reinldo 10 bisnetos e mais de 60 sobrinhos.

Moradora há mais de 80 anos da Avenida Fauzer Bucar (Galeria), Edite construiu relações de amizade , afeto e respeito que perduram até hoje . Muita amada por seus familiares, amigos, vizinhos Dona Edite sempre alegre, cheia de vida . Canta lindas canções e lê bons textos. Conta histórias para seus netos e conta histórias de vida também . Já vivenciou grandes momentos em toda a sua trajetória e agora enfrentou mais uma nesse momento de pandemia com muita saúde e alegria. Não se registra na família Santana , nenhuma internação da dona Edite, apenas quando foi ter seus filhos.

Dona Edite, reúne seus filhos e netos todo final de semana por que adora a casa cheia, mesa farta e claro uma cervejinha com a  família.  "Nesse momento , celebrar a vida é agradecer por Dona Edite Santana está presente entre nós", destacou a filha Edmilsa Santana.

Sobre o município
Notícias de Floriano - PI
Amarante - PI
Atualizado às 07h31 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 38°

30° Sensação
21 km/h Vento
42.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Segunda (02/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 36°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias