Sexta, 04 de Dezembro de 2020 16:46
(86) 99570-7210
Saúde Estava Ansiosa

Idosa de 83 anos está curada da Covid-19 e recebe alta do HGV em Teresina

Com chuva de aplausos, Dona Valdeci deixou o Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. Chamada de vídeo com a família era feita durante internação: 'Diminuia a saudade'

21/05/2020 20h03
Por: Diogo Costa Fonte: G1
Reprodução / Divulgação
Reprodução / Divulgação

Uma idosa de 83 anos foi aplaudida enquanto deixava a área de tratamento da Covid-19 do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, nessa quarta-feira (20). Dona Valdeci da Silva passou 10 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave, e deu a notícia da alta aos filhos por videochamada.

'Ansiosa pra ir para casa', declarou a idosa.

Segundo o HGV, a idosa é do município de Caracol, a 605 km de Teresina. Ela chegou a ser entubada, mas respondeu bem ao tratamento e está curada da Covid-19.

Ubiraci da Silva Rocha, filho da paciente, disse que desde o diagnóstico os familiares e amigos viveram momentos de muita tensão e preocupação, tanto por conta da doença da mãe, quanto pela distância de Caracol a Teresina.

"Ficamos abalados, mas nos erguemos. A família e a igreja fizeram orações por ela, que é evangélica. Ela passou esses dias em Teresina e nós ficamos angustiados, longe dela e todos os dias esperávamos o boletim, mas graças a Deus ela está de alta e se recuperando muito bem", disse.

O Hospital Getúlio Vargas publicou em uma rede social o momento que a Dona Valdeci informou a família, por videochamada, que receberia alta médica. Para o filho de dona Valdeci, as conversas por vídeo foram reconfortantes e uma forma de amenizar a saudade.

"Aqueles vídeos ajudaram muito, mas tinha momentos que ela não queria falar. Talvez pelo tempo de espera, estava apreensiva. E no momento que ela nos disse que estava bem e ansiosa pra vir para casa ficamos muito contentes. Quando eu vi ela sendo trazida pelas enfermeiras foi um momento de muita alegria, muito grato a Deus", declarou.

A coordenadora da Psicologia da Área Covid do HGV, Cleidiane Pinheiro, explicou que a tecnologia tem sido uma aliada para humanizar o atendimento e minimizar o impacto da separação entre os pacientes internados com Covid-19 e familiares. De acordo com o hospital, 14 tablets foram doados pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) para serem utilizados pelos pacientes em tratamento.

Direito de Teresina
Sobre Direito de Teresina
Notícias da Capital do Piauí
Teresina - PI

Teresina - Piauí

Sobre o município
Notícias de Teresina - PI
Amarante - PI
Atualizado às 16h29 - Fonte: Climatempo
34°
Pancada de chuva

Mín. 26° Máx. 35°

33° Sensação
11.4 km/h Vento
29.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Domingo (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias