Quinta, 24 de Setembro de 2020 04:16
(86) 99570-7210
Política & Economia OPERAÇÃO BACURI

Exclusivo: tornozeleira eletrônica de prefeito do Piauí preso disparou à noite

Gestor afastado de Bertolínia diz temer a perda da liberdade por "erro do sistema"

22/01/2020 15h00
Por: Diogo Costa Fonte: 180graus
Prefeito Luciano Fonseca
Prefeito Luciano Fonseca

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

O ADEREÇO ACUSOU 

O equipamento de monitoramento eletrônico do prefeito de Bertolínia Luciano Fonseca, do PT, disparou entre as 22 horas e 23 horas da noite. Preso pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) no âmbito da Operação Bacuri, o gestor afastado de suas funções cumpre uma série de medidas cautelares impostas pelo desembargador do Tribunal de Justiça Edvaldo Moura, após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli mandar soltar o acusado. 

Rapidamente, o prefeito já fez ingressar uma petição informando o ocorrido ao magistrado no Piauí. Diz ele que teme perder novamente a liberdade por conta desse suposto “erro no sistema”. 

“(...) o acusado experimentou recentemente o infortúnio de estar em sua residência no período da noite, mais precisamente entre as 22 e 23h, e o equipamento de monitoração eletrônica emitir sinal vibratório alertando que o monitorando estaria fora da área de abrangência permitida pelo sistema”, explica a defesa.

“Uma provável causa, que aventamos a título de debate, é que o ora requerente reside em apartamento no 5º andar (Condomínio Via Veneto) e, assim, por esta razão pode ter emitido o referido sinal vibratório”, continua.

“CONSTRANGIMENTO E PREOCUPAÇÃO”

Ainda segundo as explicações, “a situação gera constrangimento e preocupação ao ora requerente, pois mesmo estando dentro de casa, cumprindo à risca as determinações impostas por este juízo, teme perder a benesse (liberdade) por erro do sistema”.

Em sendo assim, quer que o setor de monitoração eletrônica da Secretaria de Justiça forneça ao juízo responsável um relatório do sistema para verificação e readequação do raio de circulação definido no equipamento instalado. 

Entre as diversas medidas cautelares impostas ao gestor afastado, o desembargador Edvaldo Moura determinou também o recolhimento domiciliar entre as 22 e 06 horas, quando o prefeito deverá permanecer em sua residência em Teresina.

Luciano Fonseca estava preso no 12º Distrito Policial da capital, situado na Zona Leste.

Sobre o município
Notícias de Bertolínia - PI
Amarante - PI
Atualizado às 04h09 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 38°

27° Sensação
12.1 km/h Vento
49.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias