Um recém-nascido com o cordão umbilical foi encontrado na manhã deste sábado, 11 de janeiro, em uma região de mata na cidade de Dom Expedito Lopes, no Piauí. O bebê foi deixado sozinho ao lado de uma caixa d’água e não há informações sobre a mãe ou as circunstâncias que levaram ao abandono.
O sargento Nunes, da Polícia Militar do Piauí, relatou que um funcionário foi ligar a bomba da caixa d’água na região da Serra dos Pinheiros, próximo a um posto de combustível, quando ouviu o choro do bebê e imediatamente buscou ajuda.
Inicialmente, os populares que se aproximaram temeram que o recém-nascido estivesse sem vida, mas logo perceberam que ele estava respirando e chorando. Um casal que estava no local prontamente pegou o menino e o levou para o Hospital Regional de Picos.
Nota da Sesapi:
Um recém-nascido do sexo feminino, com idade gestacional estimada entre 24 e 26 semanas, deu entrada no Hospital Regional Justino Luz (HRJL) neste sábado (11) em estado crítico, apresentando respiração curta e agonizante (gasping).
A equipe médica realizou os primeiros atendimentos, procedendo com a intubação e suporte necessário. O recém-nascido será transferido para um serviço de referência especializado para continuidade do tratamento.
O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) auxiliou no translado do bebê até a unidade hospitalar.