Na manhã desta quarta-feira (28/8), a Polícia Federal realizou uma operação contra desvios de dinheiro público, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro no município de Barão do Grajaú, na divisa com o Piauí.
Segundo as investigações, os crimes teriam ocorrido entre 2014 e 2017, quando servidores municipais movimentaram, em contas pessoais, mais de R$ 1.375.480,00 originadas de transferências de empresas contratadas pela prefeitura.
Nesta quarta (28), na operação denominada 'VIS HABITUS', policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal de Balsas, em residências dos investigados em Barão de Grajaú. O nome dos suspeitos, no entanto, não foi informado.
Dentre as apreensões estavam aparelhos celulares, que passaram por quebra do sigilo telemático para confirmar os crimes e descobrir outros possíveis envolvidos. Também foi encontrada uma grande quantidade de dinheiro em espécie, juntamente com veículos de luxo e bens que seriam incompatíveis com a renda dos envolvidos.
Caso sejam confirmadas as suspeitas, os investigados podem ser condenados por corrupção passiva, apropriação de verbas públicas, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e associação criminosa, com penas que podem somar até 29 anos de prisão.