Sábado, 15 de Junho de 2024 07:01
86994340228
Amarante Luto

Morte da filha do Dr. Agenor com suspeita de dengue gera comoção no Piauí: “Imensa tristeza”

Laysa Lira trabalhava em hospitais de Teresina, Amarante e Água Branca; confira a repercussão

20/05/2024 11h38
Por: Diogo Costa Fonte: Meio News
Instagram
Instagram

A morte da médica Laysa Lira, de 47 anos, causou comoção no Piauí na manhã desta segunda-feira (20). A profissional da saúde estava internada em estado grave em um hospital particular de Teresina e enfrentava complicações por dengue, segundo relataram amigos e familiares. O filho dela, um menino de 5 anos, morreu no dia 7 de maio em decorrência da mesma doença.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os exames que vão confirmar a causa da morte de Laysa, no entanto, ainda não foram divulgados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do estado. Se o diagnóstico for confirmado, essa será a 11ª morte por dengue no Piauí em 2024. O filho mais velho da médica está na UTI de um hospital particular com sintomas da doença. O quadro, conforme a família, é estável.

Continua após a publicidade
Anúncio

Filha do ex-prefeito da cidade de Amarante, Dr. Agenor Lira, Laysa atuava como pediatra em hospitais de Teresina, Água Branca e também em Amarante. O velório acontece hoje no Cemitério Jardim da Ressurreição, na capital piauiense. Nas redes sociais, amigos, prefeituras e orgãos de saúde lamentaram a morte da médica.

"Quanta tristeza, como eu gostava dessa pessoa incrível, de bom coração, humana, solícita, atenciosa, profissional de excelência, sem palavras para expressar essa perda. Só Deus para dar conforto para os familiares e amigos nesse momento tão difícil", comentou a vice-prefeita da cidade de Água Branca, Marinalva Chaves.

"Quanta dor, estou sem acreditar. Que Deus a receba de braços abertos ao lado de Rafinha", escreveu Rosany Monteiro, amiga de Laysa.

A Prefeitura de Amarante divulgou uma nota de pesar em suas redes sociais. "É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento da Dra. Laysa Lira, médica da Policlínica de Amarante. Nossos sentimentos e solidariedade à família, amigos e colegas neste momento de dor. Que sua memória seja sempre uma inspiração para todos", diz o comunicado.

Em Teresina, a médica trabalhava no Hospital Municipal da Criança, localizado no Parque Piauí. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) da cidade também lamentou o falecimento da pediatra.

"A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebe com pesar a notícia de falecimento da médica Laysa Lira, que trabalhava no Hospital Municipal da Criança, localizado no Parque Piauí. Aos amigos e familiares da médica Laysa Lira, a FMS expressa o seu pesar e a sua solidariedade".

Já na cidade de Água Branca, Laysa Lira trabalhava no Hospital Regional Dirceu Arcoverde. A entidade divulgou uma foto com uma mensagem relatando que o compromisso de Laysa com o bem-estar das crianças será sempre lembrado.

Foto

Foto

ÓBITOS POR DENGUE

A maioria das mortes por dengue no Piauí ocorreu em cidades do Sul do Piauí: quatro em Bom Jesus, no extremo Sul, dois em Teresina e os outros quatro em Manoel Emídio, João Costa, Baixa Grande do Ribeiro e Esperantina.

Para conter os casos na região Sul do Piauí, onde a incidência é maior, o estado começou a redistribuir vacinas contra a dengue para o Território Chapada das Mangabeiras. As doses foram enviadas em 26 de abril.

Até a 19ª semana epidemiológica, o Piauí registrou 5.851 casos confirmados de dengue, representando um aumento de 90,7% em relação ao mesmo período de 2023. Entre os municípios com maior número de casos por 100 mil habitantes estão Bom Jesus, Antônio Almeida e Currais.

O Território Chapada das Mangabeiras receberá 6.561 doses, 30% das 21 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Diogo Costa
Sobre Diogo Costa
Nascido em São Paulo (SP), Diogo Costa é o fundador e proprietário do Portal C7, lançado em 9 de novembro de 2017. Com dedicação, ele traz notícias relevantes de Amarante, no Piauí, e também do Brasil. Seu trabalho é fundamental para manter a população bem informada. Seu compromisso é manter todos conectados com as últimas notícias.
Amarante - PI

Amarante - Piauí

Sobre o município
Amarante é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 06°14'28" sul e a uma longitude 42°51'17" oeste, estando a uma altitude de 104 metros. Sua população estimada em 2014 era de 17.305 habitantes.
Amarante, PI
Atualizado às 04h01
20°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 33°

20° Sensação
1.6 km/h Vento
73% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)

Mín. 25° Máx. 35°

Parcialmente nublado
Amanhã (17/06)

Mín. 21° Máx. 35°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias