A Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Regina Sousa, esteve na comunidade quilombola Periperi, localizada em Amarante, nesta sexta-feira (14). No local, ela fez a entrega de 66 Certificados de Capacitação Profissional dos cursos de corte e costura e cabeleireiro básico, do Programa Qualifica Piauí. Além da entrega de certificados, a comunidade organizou um desfile de moda com peças feitas pelos moradores que participaram das aulas.
“Foram mais de 60 homens e mulheres certificados para começar uma produção. Essas pessoas já produziram as suas próprias roupas e hoje estavam desfilando os modelos. É uma expectativa de futuro que elas têm dentro da comunidade. Não dá para sobreviver só da roça. Então se faz necessário ter outras formas de renda e a costura ainda é meio de obter uma nova renda. Muitas pessoas já têm suas roupas nas lojas”, comemora a Secretária Regina Sousa.
O Superintendente de Trabalho, Renda e Inclusão Social da Sasc, José Barros, destaca a importância de levar os cursos até as comunidades. “É uma porta que se abre e permite a inclusão das pessoas no mercado de trabalho. Aqui as pessoas são preparadas profissionalmente tanto para ser um colaborador como também para montar o seu próprio negócio”, diz o superintendente.
José Barros explica que os cursos são escolhidos pelas comunidades que fazem a solicitação à Sasc. “A comunidade, quando solicita, já diz o curso que deseja fazer. A gente avalia a disponibilidade e, se tiver, vamos à comunidade, o que é um diferencial. A gente não está atendendo apenas às zonas urbanas, mas também as comunidades que têm uma grande concentração de pessoas, e de acordo com o perfil de cada região, a gente leva o curso específico até o local para evitar o deslocamento das pessoas até o centro das cidades”, diz Barros.
A comunidade Periperi, em Amarante, tem hoje cerca de 70 famílias e é formada predominantemente por mulheres. Nilda Soares, moradora do local, participou dos cursos de corte e costura e cabeleireiro e hoje recebeu os seus certificados. Ela conta que a solicitação partiu de um grupo de mulheres que já trabalhavam com costura e o curso, segundo ela, será um divisor de águas. “Quando a gente recebeu o Qualifica Piauí foi um ganho muito grande. Homens, mulheres e adolescentes puderam participar. A gente agora busca uma forma de sobreviver desse trabalho, porque agora tem o foco na beleza e na costura e a gente busca uma estrutura física para dar continuidade ao nosso trabalho”, conclui ela.



Caso de Polícia PRF apreende cerca de 49 mil maços de cigarros contrabandeados em caminhão em Amarante
Cultura & Turismo Turista da Tunísia conhece e fica impressionado com o potencial turístico de Amarante
Esporte Atleta de Amarante conquista dois títulos no Brasil Cup Jiu-Jitsu Tour 2026, em Teresina
Acidente / Colisão Três acidentes são registrados em Amarante; um homem morreu e outro ficou gravemente ferido
Caso de Polícia Corpo de homem com marcas de tiros é encontrado no antigo lixão de Amarante; polícia suspeita de acerto de contas
Sessão Ordinária Câmara Municipal realiza sessão com pautas voltadas ao planejamento e orçamento em Amarante
Mín. 25° Máx. 42°