
O governo do Piauí publicou nessa quarta-feira (13) o decreto regulamentando a flexibilização do uso de máscaras em locais fechados. O Comitê de Operações Emergenciais, da Secretaria de Saúde do estado (Sesapi), já tinha informado sobre a nova regra, mas o decreto com a regulamentação ainda não tinha sido editado.
No Piauí, conforme a regra, 53 municípios podem flexibilizar o uso (veja lista ao fim da reportagem). A condição é de que as cidades tenham pelo menos 60% da população acima de 18 anos imunizada com a dose de reforço. É obrigatória a exigência de comprovação da vacinação para permanência nos locais.
Uso continua obrigatório em algumas condições
O uso continua obrigatório por idosos e imunossuprimidos, em qualquer ambiente; em unidades / consultórios / estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação, para trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes;
E em táxis, transportes por aplicativo, transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou aéreo, para trabalhadores e usuários.
Capacidade de público
Em espaços abertos, o uso não era mais obrigatório desde 28 de março. Quanto à ocupação de público nos espaços, o total permitido é de 100% da capacidade e em todos os eventos e atividades será exigido distanciamento mínimo entre as pessoas de 1,5 metro.
Cidades onde o uso pode ser flexibilizado
O vacinômetro da Sesapi é atualizado diariamente. O levantamento aponta que, até esta quarta-feira (13), 11 municípios do Piauí estão com 70% ou mais da população elegível vacinada com a dose de reforço e 86 cidades estão com 50 a 59,9% da população com esquema vacinal completo.
Ao todo, 1.428.907 receberam a primeira dose de reforço no Piauí, o que equivale a 50,9% da população.
Teresina não está na lista, mas já flexibilizou o uso de máscara desde o dia 28 de março. Na mesma data, o estado tornou opcional a utilização do equipamento em espaços abertos. A capital piauiense tem 49,95% da população com a dose de reforço.
O uso fica obrigatório apenas para idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos, doentes crônicos, em estabelecimentos de saúde e transporte coletivo, como ônibus, trem e avião.
Municípios com mais de 60% da população adulta com o esquema de vacinação completo:
Municípios com mais de 60% da população adulta com o esquema de vacinação completo:
Agricolândia
Amarante
Angical do Piauí
Aroeiras do Itaim
Barra D’Alcântara
Beneditinos
Buriti dos Lopes
Cabeceiras do Piauí
Cajazeiras do Piauí
Campinas do Piauí
Campo Alegre do Fidalgo
Campo Grande do Piauí
Canavieira
Capitão Gervásio Oliveira
Colônia do Piauí
Dom Inocêncio
Elesbão Veloso
Fartura do Piauí
Flores do Piauí
Francisco Ayres
Hugo Napoleão
Ipiranga do Piauí
Jacobina do Piauí
Jardim do Mulato
Jatobá do Piauí
Jerumenha
João Costa
Júlio Borges
Jurema
Lagoa do Barro do Piauí
Manoel Emídio
Monsenhor Hipólito
Nossa Senhora de Nazaré
Nossa Senhora dos Remédios
Nova Santa Rita
Oeiras
Olho D’Água do Piauí
Pajeú do Piauí
Palmeirais
Patos do Piauí
Pio IX
Rio Grande do Piauí
Santa Cruz do Piauí
Santo Antônio de Lisboa
Santo Inácio do Piauí
São Braz do Piauí
São Félix do Piauí
São João da Varjota
São Luís do Piauí
São Raimundo Nonato
Socorro do Piauí
Sussuapara
Tanque do Piauí
Acidente / Colisão Colisão traseira entre caminhão e ônibus deixa feridos na BR-343, em Amarante
História e Cultura Documentário sobre Clóvis Moura terá sessão especial em Amarante no dia 14 de novembro
Caso de Polícia PRF apreende cerca de 49 mil maços de cigarros contrabandeados em caminhão em Amarante
Cultura & Turismo Turista da Tunísia conhece e fica impressionado com o potencial turístico de Amarante
Esporte Atleta de Amarante conquista dois títulos no Brasil Cup Jiu-Jitsu Tour 2026, em Teresina
Acidente / Colisão Três acidentes são registrados em Amarante; um homem morreu e outro ficou gravemente ferido
Caso de Polícia Corpo de homem com marcas de tiros é encontrado no antigo lixão de Amarante; polícia suspeita de acerto de contas
Sessão Ordinária Câmara Municipal realiza sessão com pautas voltadas ao planejamento e orçamento em Amarante
Ocorrência Homem é esfaqueado pela própria irmã no bairro Escalvado, em Amarante
Mín. 25° Máx. 42°