Domingo, 26 de Setembro de 2021
28°

Poucas nuvens

Amarante - PI

Amarante Piauí

Comunidade quilombola Mimbó de Amarante receberá internet da Piauí Conectado

A chegada do projeto na comunidade foi anunciada pelo presidente da Globaltask — empresa controladora da Piauí Conectado

30/08/2021 às 19h02
Por: Diogo Costa Fonte: Luzia Jádna dos Santos Luz da Silva
Compartilhe:
Reprodução / Divulgação
Reprodução / Divulgação

O Quilombo Mimbó, no município de Amarante, será a primeira comunidade quilombola do estado a receber a internet do Projeto Piauí Conectado. Com mais de 200 anos de história e cerca de 600 habitantes, a localidade será totalmente conectada através da Rede Wi-Fi Livre Piauí Conect, passando a contar com uma internet de qualidade, segura e totalmente gratuita. Além disso, professores e alunos da comunidade também ganharão tablets com acesso à internet.

A chegada do projeto na comunidade foi anunciada pelo presidente da Globaltask — empresa controladora da Piauí Conectado —, Edson Ribeiro, em visita realizada ao local na sexta-feira, 28, acompanhado pelo diretor de operação da Piauí Conectado, Leonardo Chagas e pela gestora de contratos da empresa, Carmonildes Santos, que irá coordenar as ações do projeto na comunidade. Ainda durante a visita, uma equipe de engenharia da Piauí Conectado deu início ao levantamento necessário para execução das ações de infraestrutura.

Edson Ribeiro explica como acontecerá a implantação do projeto. “Esta iniciativa consiste na disponibilização de internet gratuita em todos os pontos de convivência públicos, na escola e em 100% das casas nas quais residam estudantes da comunidade Mimbó. Além disso, também vamos doar tablets para esses alunos e professores. De maneira que, completamente conectados, eles possam potencializar e ampliar o processo de ensino-aprendizagem, realizar mais interações sociais, e acessar com facilidade serviços, produtos e lugares. Enfim, aproveitar, sem restrições, a força transformadora da tecnologia e da conectividade em suas vidas”, pontua.

O pedagogo e agente de saúde Rodrigo Mimbó, liderança comunitária, celebrou a conquista e ressaltou os benefícios que a internet da Piauí Conectado levará às 145 famílias da Comunidade. “Somos agraciados com o anúncio da chegada da internet. Os benefícios são muitos, especialmente para a educação de nossas crianças e jovens, e se estenderão a toda comunidade. Vamos aproveitar para fortalecer a divulgação da nossa cultura e do nosso trabalho. Essa conquista é igualmente importante para potencializar nossas ações voltadas ao turismo, visto que recebemos turistas de todos os lugares que vêm conhecer o Mirante do Mimbó”, destaca.

A inserção da Comunidade Quilombola Mimbó no Projeto Piauí Conectado está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que visam garantir, dentre outras coisas, a democratização e a universalização do acesso à internet, educação de qualidade, desenvolvimento socioeconômico e o bem-estar humano.

Ele1 - Criar site de notícias