
A Diretoria de Unidade de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa) divulgou uma nota técnica com recomendações que devem ser adotados nas festas de fim de ano. As orientações têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 no Piauí.
O órgão proíbe, por exemplo, a realização de festas em praças, parques, avenidas, pontes, orla marinha, praias, clubes, para que não haja aglomeração de pessoas e potencialização da transmissão do coronavírus. Os eventos realizados em ambientes abertos e semiabertos, o público máximo permitido será de 100 pessoas.
Na realização das festividades, os organizadores devem fornecer insumos e produtos para frequente higienização das mãos dos trabalhadores e clientes, além de seguir o distanciamento recomendado de dois metros entre as pessoas e só permitir o acesso dos clientes/frequentadores se os mesmos estiverem fazendo uso da máscara.
Quanto às celebrações religiosas, como a tradicional 'Missa do Galo' às vésperas do natal e demais comemorações, orienta-se a evitar aglomerações com controle do fluxo de pessoas ou agendamento de participantes em cada evento religioso.
A nota técnica orienta que as empresas públicas e privadas, associações, organizações não-governamentais e entidades realizem as confraternizações de Natal e Ano Novo, preferencialmente, remotamente.
A Vigilância Sanitária também orienta sobre os cuidados a serem adotados na visita ao Papai Noel e decorações natalinas na cidade. Conforme o documento, fica proibido o contato direto ou muito próximo de crianças e adultos com o personagem do bom velhinho.
Já a tradicional foto com o Papai Noel será permitida somente com barreira física de material resistente, como vidro, acetado ou acrílico para separação entre o personagem e as pessoas, ou com o distanciamento de dois metros.
Além disso, a nota técnica proíbe a divulgação da hora e dia e a festividade da “chegada do Papai Noel” com chamamento da população para recepcionar o personagem, como medida restritiva para evitar aglomeração. A preferência é que os eventos sejam virtuais, em que o Papai Noel faça as interações com as crianças remotamente.
"Esta recomendação direcionada às festividades de Natal e Ano Novo é extensiva a qualquer data em que houver confraternizações ou comemorações em alusão ao período, pois muitas pessoas e empresas estende ou faz o adiamento desses encontros para o mês de janeiro ou primeiros meses do ano que se sucede", destacou a nota técnica assinada pela diretora de Vigilância Sanitária, Tatiana Vieira Souza Chaves.
Deputado Estadual Ao lado do governador, Fábio Xavier participa de solenidade pelos 204 anos da Independência do Piauí
Governador “Foi uma lapada essa eleição”, diz Rafael Fonteles ao comentar vitória de Lula em Teresina
Eleições Lula vence em virada histórica, derrota Flávio Bolsonaro e garante 4° mandato como presidente do Brasil Mín. 25° Máx. 42°