Terça, 04 de Agosto de 2020 05:11
(86) 99570-7210
Política & Economia Em Nota

Wellington Dias e 19 governadores dão apoio à proposta que torna Fundeb permanente

Eles pediram pela aprovação “urgente” da renovação do fundo

20/07/2020 22h45
Por: Diogo Costa Fonte: Metrópoles
Montagem: Diogo Costa / Portal C7
Montagem: Diogo Costa / Portal C7

Vinte governadores assinaram, nesta segunda-feira (20/7), uma nota em defesa ao relatório da deputada Professora Dorinha (DEM-TO), sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente.

No texto, os governadores pedem pela renovação “urgente” do fundo e pela aprovação do relatório da Câmara dos Deputados, “derivada de amplo e democrático processo de discussão”.

“[A proposta] sintetiza formulações de diversos setores da sociedade e permite aos entes federativos avançar nos aspectos fundamentais da matéria: acesso, qualidade e valorização dos profissionais de educação”, destaca a nota.

Assinam o documento os governadores do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A votação da PEC estava prevista para esta segunda-feira na Câmara dos Deputados. No entanto, o governo federal pediu que fosse adiada por causa da falta de acordo. A proposta do Executivo previa transferir parte da complementação da União no Fundeb para o programa Renda Brasil.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o governo tinha apenas “ideias soltas” e criticou o pedido de deixar as novas regras do fundo para vigorarem apenas em 2022. “Você adiar o Fundeb para 2022 ou a sua complementação é uma sinalização muito negativa. Adiar o percentual que está combinado para 2022… eu não vejo sentido nesse encaminhamento”, disse em coletiva de imprensa.

Amarante - PI
Atualizado às 04h59 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

25° Sensação
19.7 km/h Vento
63.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Quinta (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias