Em meio a especulações e falta de explicações em torno do assunto foi apresentada uma denúncia ao Ministério Público de autoria do Vereador Adonias Filho solicitando uma investigação, para que possa ser definido a legalidade ou ilegalidade do ato.
Apresentada na Câmara de Vereadores em sessão ordinária desta terça feira dia 08/10, a denúncia foi assinada pelos demais vereadores(as) presentes, que se sensibilizaram com a causa, dentre eles Neuton Gonsalves, Eugenio Santos, Italívio Ascenço, Vania Miralda, Jaelton Damasceno, Cleiton Carlos(presidente) e Fernando Nogueira. Todos(as) demonstraram grande preocupação com o fato e com outras irregularidades vivenciadas na pasta da Saúde, que tem como gestor o Secretário Municipal Sândalo Vagner. Muito foi debatido sobre a gestão, desde salários atrasados, falta de medicamentos básicos, a apropriação indevida de recursos públicos e, por unanimidade, a denúncia foi encaminhada ao MP.
Tendo em vista as irregularidades constatadas os vereadores não descartam a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar toda a pasta. Falou-se inclusive em possível pedido de afastamento do Secretário que, segundo os vereadores, parece não está dando conta do recado e deixa muito a desejar frente a pasta. Os vereadores decidiram ainda convocar o secretário para se fazer presente na sessão ordinária do dia 04/11/2019 para prestar esclarecimento sobre diversos assuntos a respeito da pasta.