Banner topo
POPULAÇÃO AJUDANDO

Incêndio já dura 4 dias e ameaça casas em município do Piauí; imagens

É possível notar que boa parte de sua vegetação foi devastada, o que denota a violência das chamas que acometeram roças e criatórios de abelhas

03/10/2019 08h08
Por: Redação Portal C7
Fonte: Cidades na Net
Reprodução / Divulgação
Reprodução / Divulgação

Aproximadamente 40 pessoas juntamente com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos estão envolvidas no combate ao incêndio que atinge o município de Santana do Piauí em prol de combater o fogo. Não se sabe as causas das queimadas que se alastraram desde a última segunda-feira (30) e nem a extensão em área atingida.

As equipes estão utilizando maquinários como trator pá carregadeira, carro-pipa próprio com capacidade para 12 mil litros d´água. Desde o início da operação até a noite desta quarta-feira (02) foram transportadas e derramadas 04 cargas. Mais um caminhão-pipa de Picos com capacidade para 6 mil litros chegou por volta das 18h20 para reforço do trabalho.

Várias cidades, localidades e comunidades da micro e macrorregião de Picos foram atingidas neste ano de 2019 com queimadas que destruíram fauna e flora. Os Bombeiros de Picos registraram somente em um dia, 16 ocorrências. Entre as cidades afetadas, Santana do Piauí está inclusa no índice.

De acordo com o secretário de Obras, José Leal, na terça-feira (1º) de outubro, homens trabalhavam desde o período da manhã até a noite para combater as chamas.

“Inciamos o combate ao incêndio e fizemos vistorias em toda a região atingida, cerca de dois quilômetros de mata a dentro. Apagamos e ficou tudo controlado”, disse.

José Leal afirmou ainda que na manhã de quarta-feira (02) um equipe foi deslocada para checar o local e vistoriar possíveis vestígios de fogo. Contudo, fizeram todo percurso e não foi detectado nenhum foco.

“Enviei uma equipe para vistoriar e verificar como estava, se apresentava risco de incêndio. Fizeram a checagem com carro-pipa hoje bem cedo até 10 horas da manhã e não foi constatado nada. Ficamos crentes que estava tudo sob controle. Caminhamos lá por dentro, estava tudo normal e não tinha fogo nenhum”, acrescentou.

Após duas horas da vistoria da equipe de combate que ficou até as 10h da manhã desta quarta (02), as chamas ressurgiram de forma súbita e agressiva ameaçando residências e causando pânico nas pessoas. “O fogo esteve muito próximo das casas. Foi obrigado a tirarmos  pessoas de dentro. Nuca vi um fogo daquele jeito. O fogo andou perto demais e foi Deus quem ajudou”, relatou.

“Agradeço imensamente a todos que estão ajudando empenhados para combater o fogo e peço que mais pessoas venham ajudar também, pois se somarmos aos que já estão aqui, com certeza será muito útil”, agradeceu o secretário de Obras solicitando mais apoio para facilitar o trabalho de combate às chamas.

Dentre as várias localidades atingidas está a Várzea dos Francos. É possível notar que boa parte de sua vegetação foi devastada, o que denota a violência das chamas que acometeram roças e criatórios de abelhas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santana do Piauí - PI Notícias de Santana do Piauí - PI
Amarante - PI
Atualizado às 18h27
31°
Muitas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 24°
29°

Sensação

8 km/h

Vento

28.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner 300 X 600
Banner sessão 1 (política) Espaço 1
Municípios
Banner sessão 1 (esportes) espaço 2
Últimas notícias
Banner sessão 1 (entretenimento) espaço 3
Mais lidas
Banner sessão 1 (cidades) espaço 4
Espaço 5