Banner topo
Alerta

Criança de 1 ano é o primeiro caso importado de sarampo no Piauí

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, a criança foi infectada pelo vírus durante a sua estadia recente no estado de São Paulo.

Piauí

Piauí Notícias do Piauí

07/08/2019 06h00
Por: Redação Portal C7
Fonte: G1
Sesapi confirma primeiro caso importado de sarampo — Foto: Divulgação/Sesapi
Sesapi confirma primeiro caso importado de sarampo — Foto: Divulgação/Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou nesta terça-feira (6) o primeiro caso importado de sarampo no ano de 2019. A paciente é uma criança de um ano, que foi infectada pelo vírus durante a sua estadia recente no estado de São Paulo.

Segundo a Sesapi, a criança e sua mãe teriam retornado de São Paulo e ao chegarem no município de Campo Grande, onde residem, a bebê teria começado a apresentar os sintomas da doença, com um quadro de febre, tosse e corisa. Ela foi levada para a Unidade Mista do município e então encaminhada para o Hospital Regional de Picos

"Após a realização dos exames, foi comprovada uma infecção recente pelo vírus. Além de a criança já retornar para o Piauí tendo sido infectada pelo vírus em São Paulo, ela também não foi imunizada", informou a Secretaria.

De acordo com a coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, o próprio hospital de Picos alertou a Secretaria sobre o caso. Desde então, o órgão tomou as medidas de fiscalização e acompanhamentos necessário da paciente, fazendo o bloqueio de todas as áreas onde a criança transitou no estado.

O bloqueio se refere ao fato de promover a vacinação em todos os locais onde a criança esteve presente, a fim de evitar o surgimento de novos casos. O Piauí tem cinco casos suspeitos de sarampo.

Vacinação

A imunização do sarampo é realizada com a vacina Tríplice Viral. Os interessados podem buscar a unidade de saúde com seu cartão de vacinação em mãos, ela será avaliada e caso necessário receberá a dose.

A indicação é que a Vacinação em bebês aconteça aos 12 meses, e aos 15 meses aconteça a aplicação da segunda dose da vacina.

  • Criança de 1 ano é o primeiro caso importado de sarampo no Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.