Quinta, 29 de Outubro de 2026
32°

Parcialmente nublado

Amarante, PI

Política & Economia Eleições

Justiça eleitoral condena Júlio César por divulgar fakenews sobre pesquisa eleitoral

Levamos até você as principais notícias do Piauí, do Brasil e do mundo | Siga-nos @portalc7oficial

03/09/2026 às 15h39 Atualizada em 03/09/2026 às 15h41
Por: Diogo Costa
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

O deputado federal Júlio César Lima, do PSD, foi condenado pela Justiça Eleitoral por divulgar fakenews a respeito de números de uma suposta pesquisa em que ele aparece na frente como candidato a senador.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo a ação, Júlio divulgou em seu perfil no Instagram, no dia 16 de agosto, uma peça gráfica contendo resultados de intenção de voto extraídos de uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Amostragem.

A pesquisa fazia associação de adversários de Júlio César ao ex-presidente da República, na tentativa de manipular o resultado. A medida liminar foi deferida pelo relator e determinou a suspensão da divulgação da suposta pesquisa, sob pena de pagamento de uma multa.

“Ante o exposto, em consonância com o parecer do Ministério Público Eleitoral, resolvo o mérito da presente demanda, confirmar os efeitos da medida liminar outrora deferida, determinando a suspensão definitiva da veiculação da propaganda irregular e condenar o representado Júlio César de Carvalho ao pagamento de multa por propaganda irregular na internet”, diz a decisão assinada pelo juiz relator Auderi Martins Carneiro Filho.

Clique aqui para ver o documento "0600828-29.2026.6.18.0000.pdf"

Ele1 - Criar site de notícias