
Um tema que frequentemente gera dúvidas entre fiéis e leitores da Bíblia é o batismo de Jesus Cristo. Afinal, as Escrituras afirmam que João Batista pregava o batismo para arrependimento dos pecados. Diante disso, surge a pergunta: se Jesus não tinha pecados, por que Ele foi batizado?
De acordo com a Bíblia, João Batista realizava batismos como um sinal público de arrependimento e preparação espiritual para a chegada do Messias. O próprio evangelho de Marcos afirma que o batismo era “para remissão dos pecados”. No entanto, a mesma Bíblia deixa claro que Jesus nunca cometeu pecado. Textos como 1 Pedro 2:22 e Hebreus 4:15 afirmam que Ele viveu uma vida totalmente sem falhas diante de Deus.
A resposta para essa aparente contradição está no próprio diálogo entre Jesus e João Batista. Ao tentar recusar o batismo, João ouve de Jesus a seguinte explicação: “Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15). Com isso, Jesus deixa claro que Seu batismo não estava ligado a arrependimento pessoal, mas ao cumprimento da vontade divina.
Segundo estudiosos bíblicos, o batismo de Jesus teve múltiplos significados. Um deles foi a identificação com a humanidade pecadora, antecipando o sacrifício que Ele faria mais tarde na cruz. Além disso, o momento marcou o início público de Seu ministério, quando o Espírito Santo desceu sobre Ele e Deus declarou: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.
Outro ponto importante é que Jesus deixou um exemplo de obediência e humildade, mostrando que seguir os princípios de Deus vai além da necessidade pessoal. Seu batismo também ajudou a estabelecer o significado do batismo cristão, que mais tarde passaria a simbolizar morte para o pecado e uma nova vida com Deus.
Assim, a Bíblia é clara ao afirmar que Jesus não foi batizado por ter pecados, mas para cumprir um propósito maior dentro do plano de salvação. O ato reforça sua missão e revela o profundo significado espiritual por trás de um dos rituais mais importantes do cristianismo.
Vaso Novo Quebra-me, Senhor, e faz de mim alguém segundo a Tua vontade, não quero mais ser o mesmo!
Histórico Seis séculos depois, a restauração da Gruta da Natividade, local do nascimento de Jesus, é iminente
Gratidão Acordar já é uma vitória, respirar já é benção, obrigado Deus por mais um dia
Efésios 2:10 “Se Deus plantou em você um sonho é porque ele já te viu vivendo a promessa”
O poder de Deus Milagre no Orfanato: A Inabalável Fé de George Müller que Moveu os Céus
Isaías 60:22 “Quando for a hora certa, eu, o Senhor, farei acontecer. Portanto, tire a ansiedade do seu coração”
Nota de Repúdio Aliança de Pastores repudia declarações de secretário de Segurança Pública do Piauí
Jeremias 1:19 “Eles lutarão contra ti, mas não te vencerão, porque eu estou contigo para te livrar”, diz o Senhor
Êxodo 33:15 Antes de sair de casa, diga a Deus: “Se a tua presença não for comigo, não me deixe sair desse lugar.”
Mín. 21° Máx. 32°