
Entre os dias 15 e 26 de setembro, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar do Piauí, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou a Operação Mata Viva e Espera, com ações de fiscalização em diversos municípios do estado.
As equipes atuaram nas cidades de Regeneração, Jardim do Mulato e no povoado Santa Cruz dos Milagres, além de Alvorada do Gurguéia e Curimatá, com o objetivo de coibir crimes contra a fauna e flora, além de combater ocupações irregulares.
Durante a operação, foram apreendidas 10 armas de fogo artesanais, incluindo espingardas de calibres variados e do tipo bate-bucha. Também foram recolhidos 17 materiais de caça, como armadilhas, apitos e facões, além de munições e insumos: 42 cartuchos intactos, 71 deflagrados, frascos de pólvora, chumbo e espoletas.
No âmbito da fauna, os policiais e fiscais ambientais resgataram sete animais silvestres vivos, entre eles papagaios, papa-capins, xexéu e um quati. Também foram encontrados e apreendidos 18 animais abatidos, como veados, jacus e aves diversas, totalizando 25 espécimes.
Ao todo, a operação resultou em 75 abordagens a pessoas, além da fiscalização de 55 motocicletas e cinco veículos automotores. O Ibama foi responsável pela aplicação das penalidades administrativas, emitindo autos de infração e termos de apreensão.
Com os resultados, a Operação Mata Viva e Espera reforça o compromisso das instituições em proteger a biodiversidade, combater a caça predatória e coibir crimes ambientais em todo o território piauiense.
















Tristeza Menina de 4 anos morre após passar horas dentro de carro em frente a creche no Norte do Piauí
Violência Empresário é baleado em tentativa de assassinato no Sul do Piauí
Ocorrência Homem é preso por embriaguez ao volante e receptação em Angical do Piauí
Prisão Polícia Militar e Polícia Civil apreendem drogas durante operação na zona rural de Palmeirais
Conclusão Polícia Civil de Amarante conclui investigação de homicídio em Jardim do Mulato; conselheiro tutelar está entre os indiciados
Ocorrência Homem é preso em flagrante suspeito de agredir ex-companheira em Regeneração Mín. 25° Máx. 41°