Um homem foi preso nesta quarta-feira (18) na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, após meses foragido. A ação foi realizada pela Divisão de Tráfico de Parnaíba, com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC).
O suspeito estava foragido desde setembro de 2024, quando foi deflagrada a Operação Turismo Criminoso, que desarticulou uma organização criminosa envolvida em diversas fraudes, incluindo emplacamentos de veículos com documentação falsa, transferências ilegais de propriedade e financiamentos bancários fraudulentos.
Durante a operação, um dos integrantes da quadrilha reagiu à abordagem policial na cidade de Santa Luzia do Paruá, no Maranhão, e matou o policial civil Marcelo Soares, de 42 anos.
De acordo com a polícia, o grupo criminoso usava pessoas de baixa renda, conhecidas como “laranjas”, para registrar veículos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) com notas fiscais falsas. Essas pessoas também eram utilizadas na abertura de contas bancárias destinadas à movimentação e ocultação dos valores obtidos com as fraudes.
O preso também foi alvo da Operação Bazófia, realizada pela Polícia Federal em novembro de 2024, que investigou fraudes relacionadas ao Auxílio Emergencial e operações bancárias eletrônicas contra a Caixa Econômica Federal.