Sábado, 21 de Junho de 2025
20°C 35°C
Amarante, PI
Publicidade

INSS tem sistema fora do ar após suspeita de ataque hacker

Portal C7 - Levando a você o que há de mais importante no Piauí, no Brasil e no mundo

Diogo Costa
Por: Diogo Costa Fonte: Metrópoles
30/05/2025 às 14h13 Atualizada em 30/05/2025 às 14h19
INSS tem sistema fora do ar após suspeita de ataque hacker
Reprodução

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou, nesta sexta-feira (30/5), que o sistema nacional do INSS está fora do ar. A suspeita é de ataque hacker. O ministro fez a afirmação durante visita a uma agência dos Correios em Brasília para averiguar o primeiro atendimento presencial a aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os aposentados vítimas de fraudes que compareceram à agência dos Correios no DF, onde o ministro está para atendê-los, não conseguiram sacar o ressarcimento. Cerca de 5.033 agências dos Correios em todo o país realizam o atendimento presencial.

O Metrópoles conversou com Irene Barbosa, que compareceu à agência, mas não conseguiu ser atendida. “Eu vim aqui para alguém me explicar. Eu não entendo. Sou analfabeta […] Queria entender o processo para eu saber por que não tô recebendo o salário completo. A moça que me atendeu pediu para eu vir na semana que vem porque o sistema caiu”, afirmou.

De acordo com Jorge Messias, a previsão para o reestabelecimento do sistema é de 10 a 15 minutos.

Escândalo do INSS

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Lenium - Criar site de notícias