Quarta, 04 de Novembro de 2026
31°

Tempo nublado

Amarante, PI

Política & Economia Investigação

Sindicato de irmão de Lula é alvo da Polícia Federal por fraudes no INSS

Portal C7 - Levando a você o que há de mais importante no Piauí, no Brasil e no mundo

24/04/2025 às 11h28
Por: Redação Portal C7 Fonte: Pleno News
Compartilhe:
Frei Chico, irmão do presidente / Lula Foto: Sindinap i/ Divulgação
Frei Chico, irmão do presidente / Lula Foto: Sindinap i/ Divulgação

A operação da Polícia Federal (PF) que investiga o esquema de desvio bilionário no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também mirou o Sindnapi/FS (Sindicato Nacional dos Aposentados), que tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT).

Continua após a publicidade
Anúncio

A Controladoria-Geral da União (CGU) suspendeu de forma administrativa o Sindinap e outros sindicatos que estariam envolvidos no esquema e que irão responder criminalmente pelos desvios. De acordo com o R7, em 2024 o sindicato no qual o irmão de Lula era dirigente recebeu R$ 77,1 milhões em contribuições.

A investigação aponta para o fato de que 11 sindicatos estariam por trás do desvio de R$ 6,3 bilhões das aposentadorias de beneficiários do INSS.

Segundo a PF, a fraude envolvia descontos indevidos em aposentadorias e pensões, repassados mensalmente a sindicatos e entidades sem a autorização dos beneficiários. Pela lei, esses repasses só podem ocorrer com consentimento expresso ou por decisão judicial.

Ele1 - Criar site de notícias