Na manhã deste sábado (8), equipes de segurança do Piauí e da Bahia descobriram uma plantação de três hectares de maconha na cidade de Sebastião Barros, localizada na divisa entre os dois estados. A operação resultou na prisão de quatro pessoas suspeitas de participar do plantio e colheita da droga.
De acordo com a Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI), um dos presos é um homem que teria sido ex-prefeito da cidade e é apontado como o responsável pela plantação. A ação foi coordenada pelo Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) da PMPI.
“Esse já é o terceiro plantio erradicado apenas neste ano de 2025”, afirmou o tenente-coronel Alves, comandante do BEPI. Os suspeitos detidos são naturais dos estados do Maranhão, Piauí e Pernambuco. Além da maconha, os policiais apreenderam um rifle calibre .22 e materiais utilizados para a comercialização da droga.
Após a perícia no local, toda a plantação foi incinerada. Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Corrente, onde permanecem à disposição da Justiça.
O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, destacou que a operação foi autorizada na tarde da última quinta-feira (6). “Nossas tropas se deslocaram para a região de Corrente e, com apoio das forças de segurança da Bahia, conseguimos retirar de circulação cerca de 13 toneladas de drogas, que poderiam destruir muitas famílias piauienses e do estado vizinho”, comentou o comandante-geral.
A ação contou com a participação das equipes do BOPE, CIPE Caatinga e Cerrado, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil do Piauí (PCPI) e setores de inteligência, juntamente com o apoio da 4ª Companhia do 7º BPM.