Quarta, 18 de Fevereiro de 2026
24°

Tempo nublado

Amarante, PI

Cidades Curiosidade

Tradição há 120 anos, famílias dormem no cemitério no Dia de Finados no Norte do Piauí

Esse ritual é realizado no cemitério de Todos os Santos e Santas de Deus, na comunidade Encanto, zona rural da cidade.

02/11/2023 às 13h37
Por: Diogo Costa Fonte: meionorte.com
Compartilhe:
Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram

No dia 02 de novembro é celebrado o Dia de Finados, onde a população católica rezam e visitam os túmulos dos seus entes queridos. Só que na cidade de Esperantina, no Norte do Piauí, a população "mergulha" na tradição e chega a dormir no cemitério ao lado dos túmulos.

Continua após a publicidade
Anúncio

O detalhe curioso e inusitado foi compartilhado pela prefeita do município, Ivanária Sampaio no Instagram. Esse ritual é realizado no cemitério de Todos os Santos e Santas de Deus, na comunidade Encanto, zona rural da cidade.

“Esperantina é, de fato, uma cidade multicultural. Peço licença, nesta véspera de Dia de Finados, para dividir com vocês, uma tradição inusitada e desconhecida por muitos. Aqui nesse cemitérios, as famílias acampam entre o dia 1º e 2 de novembro. Aqui eles colocam as redes, trazem utensílios para preparar chás e cafés, e pernoitam com suas famílias, em forma de vigília, nos cemitérios da localidade”, contou a prefeita.

“É uma tradição de 120 anos. Hoje eu tenho 80 anos, e desde os 8 anos, eu durmo aqui. Nunca falhei uma noite de dia de finados, trazemos redes, fazemos nossas refeições aqui mesmo”, disse a moradora.

A prefeita Ivanária Sampaio revelou que foi a coisa mais incrível que viu na vida. “É a coisa mais interessante que eu já vi. Nunca tinha visto antes. Até as crianças vem, aqui é muita festa”, afirmou a gestora.

Confira no vídeo:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Esperantina - PI
Sobre o município Notícias de Esperantina - PI
Amarante, PI Atualizado às 09h02 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 29°

Qui 26°C 21°C
Sex 29°C 21°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 32°C 21°C
Seg 29°C 21°C
TV Cidade Verde Novo