Banner topo
Saúde

Coronavírus: Sesapi compra 10 mil testes para diagnóstico da Covid-19

De acordo com o secretário de Saúde, Florentino Neto, o material deverá estar disponível para ser utilizado na próxima sexta-feira (27).

23/03/2020 14h48
Por: Diogo Costa / Portal C7
Fonte: GP1
Montagem: Portal C7
Montagem: Portal C7

O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, disse na manhã desta segunda-feira (23) que a Sesapi realizou a compra de 10 mil novos testes para detectar caso de Covid-19 em pacientes de todo o estado, através do Laboratório Central (Lacen).

De acordo com Florentino Neto, o material deverá estar disponível para ser utilizado na próxima sexta-feira (27). “Nós temos nos pautado na transparência para que a gente possa transmitir para a sociedade aquilo que efetivamente está acontecendo. Nós temos hoje seis casos positivos, somos um dos estados do Brasil que está conseguindo fazer todos os exames para o diagnóstico da Covid-19. Muitos estados ainda não conseguiram, mas nós dependemos de amostras que vêm do Ministério da Saúde. Para tanto, nós estamos também comprando amostras, nós compramos 10 mil testes que devem chegar na próxima sexta-feira (27). Tudo isso, para que gente possa dar mais tranquilidade a nossa população”, frisou.

Ainda segundo o secretário de Saúde, além dessas medidas outras ações foram tomadas para dar assistência, reservando leitos de internação clínica e ampliando leitos de UTI. “A gente reforça que cada cidadão e cidadã tome aqueles cuidados, que são básicos: não apertar a mão de quem encontra, levar a mão ao rosto com um lenço ao espirrar ou tossir, ter muito cuidado ao sair de casa, só para aquilo que for efetivamente necessário, e respeitar as normas de isolamento domiciliar”, ponderou Florentino Neto.

Coronavírus no Piauí

Novo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde nesse domingo (22), aponta que o estado do Piauí possui seis casos confirmados de coronavírus (covid-19). Ao todo 215 casos foram notificados, sendo que 92 foram descartados e 117 seguem sob suspeita.

As novas confirmações da doença são de uma mulher e um homem, na faixa etária dos 30 anos. Ambos moram em Teresina. Atualmente, 11 pessoas estão internadas com suspeita de covid-19 no Piauí. Houve um aumento no número de casos notificados, mas uma diminuição no número de casos suspeitos, já que no boletim deste sábado (21), a Sesapi contabilizou 129 casos suspeitos, 62 descartados e 195 notificados.

Processo seletivo

A Sesapi, com objetivo de aumentar o quantitativo de profissionais disponíveis, para as ações que vem executando em enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus, lançou neste sábado (21), edital com 673 vagas para cadastro e seleção de profissionais em regime emergencial para atender as necessidades de combate ao coronavírus, para lotação nos hospitais da Rede Estadual, conforme ato de lotação, fundamentado na necessidade de cada unidade. As inscrições devem ser realizadas a partir das 18h00min do dia 21 de março de 2020 até às 23h59min do dia 23 de março de 2020 e os salários variam de R$ 10.800 a R$ 1.200.

Casos no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou nesse domingo, 22, que o País já tem 25 mortes causadas pelo novo coronavírus. De acordo com a pasta, são 1.546 casos confirmados da doença. Em relação aos dados divulgados no sábado, 21, são 418 casos a mais, um aumento de 37%, e mais sete mortes, um crescimento de 39%. São Paulo continua tendo o maior número mortes, agora são 22, e também de casos confirmados, 631.

Amarante - PI
Atualizado às 14h49
32°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 25°
36°

Sensação

5.1 km/h

Vento

55.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner 300 X 600
Banner sessão 1 (política) Espaço 1
Municípios
Banner sessão 1 (esportes) espaço 2
Últimas notícias
Banner sessão 1 (entretenimento) espaço 3
Mais lidas
Banner sessão 1 (cidades) espaço 4
Espaço 5