
Foi lançado em São Pedro do Piauí o projeto “Mulheres que Florescem – Fortalecendo Vidas e Direitos”, iniciativa idealizada pela assistente social Meyre Alves com o objetivo de promover acolhimento, informação, fortalecimento e autonomia para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A ação contempla mulheres que vivenciaram situações de violência doméstica, mães solo e outras que enfrentam diferentes formas de vulnerabilidade. O lançamento reuniu participantes atendidas pelos serviços da Assistência Social, CRAS e CREAS do município, em um momento marcado por escuta, diálogo e reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres e a importância do conhecimento e da garantia de direitos.
Segundo Meyre Alves, o projeto surgiu a partir de sua experiência profissional na Política de Assistência Social. Assistente social e pós-graduada em Gestão do SUAS, Trabalho Social com Famílias e Sociedade e Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais, ela atua há cerca de dez anos na área, tendo desempenhado funções como orientadora social, visitadora do Programa Criança Feliz, entrevistadora do Cadastro Único, assistente social e coordenadora de CRAS e CREAS.
A proposta busca ir além de uma ação pontual, criando espaços de convivência e fortalecimento para que as participantes possam conhecer seus direitos, fortalecer a autoestima, ampliar a autonomia, refletir sobre seus projetos de vida e reconhecer suas próprias potencialidades.
“O projeto nasceu do desejo de criar um espaço onde as mulheres possam ser acolhidas, ouvidas, fortalecidas e orientadas. Acredito que nenhuma mulher deve ser definida pelas dores que viveu. Toda mulher tem o direito de reconstruir sua história, conhecer seus direitos e encontrar caminhos para florescer novamente”, destacou Meyre Alves.
A iniciativa também pretende contribuir com o trabalho desenvolvido pela rede socioassistencial, fortalecendo ações de prevenção às violências, promoção de direitos, fortalecimento de vínculos e incentivo ao protagonismo feminino.
São Pedro do Piauí é o ponto de partida do projeto, que pretende futuramente chegar a outros municípios por meio de parcerias com Secretarias de Assistência Social, CRAS, CREAS e demais instituições que integram a rede de proteção às mulheres.
“Meu objetivo é levar o Mulheres que Florescem para outros municípios, construindo parcerias para que mais mulheres tenham acesso a espaços de acolhimento, informação, fortalecimento e oportunidades”, afirmou a idealizadora.
Com foco no acolhimento e na valorização feminina, o projeto pretende transformar experiências de vulnerabilidade em oportunidades de fortalecimento, autonomia e reconstrução de histórias.
Mulheres que Florescem – Fortalecendo Vidas e Direitos
Idealização: Meyre Alves, Assistente Social
Local: São Pedro do Piauí
Contato: (86) 98875-7492
Instagram: @meyrealves.suas
“Quando uma mulher floresce, toda a comunidade floresce com ela.”































Morte Homem morre e outro fica ferido após atropelamento em São Pedro do Piauí
Ocorrência Homem é preso pela Polícia Militar após ameaçar mulher com foice em São Pedro do Piauí
Ocorrência Homem é preso por descumprir medida protetiva em São Pedro do Piauí
Concurso Público Prefeito de São Pedro do Piauí anuncia Concurso Público para preenchimento de cargos efetivos
Tristeza Homem com familiares em São Pedro do Piauí morre após acidente em Regeneração
Morte Tragédia com família de São Pedro do Piauí deixa quatro mortos no sul do Piauí
Crime Dupla de Regeneração é presa em Água Branca suspeita de matar homem com vários tiros em São Pedro do Piauí
Decisão Serestas são suspensas em São Pedro do Piauí após locutor matar homem e ter carro incendiado
Violência Homem é baleado a tiros durante tentativa de homicídio em São Pedro do Piauí Mín. 24° Máx. 42°