domingo, 24 de março de 2019
(86) 99570-7210
Piauí

14/03/2019 ás 15h11

Diogo Costa

Amarante / PI

Moradores registram nuvem em formato de tornado no interior do Piauí
Em entrevista ao meionorte.com, o climatologista, Werton Costa explicou o fenômeno natural e afirmou que a nuvem em formato de um ‘tornado’ trata-se de uma super célula pré-tornatica.
Moradores registram nuvem em formato de tornado no interior do Piauí
Reprodução / Divulgação

Um fenômeno natural, popularmente chamado de ‘nuvem redemoinho’ se formou no fim da tarde da  última quarta-feira (13), no município de Valença, na região Centro Norte do Piauí. Moradores da cidade registraram o fenômeno, que segundo o climatologista, é um fenômeno raríssimo no estado do Piauí. 


O climatologista, Werton Costa, em entrevista ao meionorte.com explicou o fenômeno e afirmou que a nuvem em formato de um ‘tornado’ é um fenômeno natural e trata-se de uma super célula pré-tornatica.


“Trata-se de uma super célula, é uma nuvem pré-tornatica , ela estabelece a condição para a formação de um tornado. Nesse caso o tornado não se formou porque existe certas etapas, na base dessa nuvem deve formar uma nuvem funil, que é uma estrutura afunilada e esse funil tem que tocar ao solo para formar o tornado." Disse o climatologista. 


"Mas o que aconteceu basicamente, uma super célula é uma nuvem Cumulonimbus, uma nuvem de temporal muito comum no Piauí, mas ela cresceu bastante e adquiriu o topo da altitude dela, da estatura dela, em relação a alta troposfera, o limite da nossa atmosfera respiravam. O que acontece quando essa nuvem alcança essa altitude superior a 15 mil metros de altitude, ela começa a girar então podemos dizer que é uma instabilidade ou uma nuvem de temporal giratória e que pode formar a estrutura de um tornado, é um fenômeno raríssimo no Piauí, eu ainda não tinha visto uma imagem de um fenômeno super célula em nosso estado.”  Afirmou Werton Costa 


Confira as imagens: 




FONTE: Meio Norte

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Piauí

Piauí

Blog/coluna Notícias do Piauí
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium